Brasil representado no primeiro Mundial de Times de Disc Golf no Canadá
O Brasil participou do primeiro Mundial de Times 2016, em Vancouver, no Canadá.
O WFDF/PDGA Team World Championships 2016 contou com 6 nações: Estados Unidos, Japão, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Brasil. A WFDF foi reconhecida pelo COI como esporte olímpico, e com a ajuda da PDGA, anunciaram um Torneio Mundial de Times e desenvolveram o formato teste que vai ser usado quando Disc Golf for incluído nas Olimpíadas.
O time brasileiro contou com a presença jogadores de várias partes do mundo. O Brasil era formado pelo Capitão Adriano Reche Medola, junto com Samuel Bennett, Thiago Crevatin e Otávio Martins para a divisão PRO Open, enquanto Maelly Garschagen Gava foi a selecionada para o Female Open, e Mário Duarte na divisão Pro Master.
A linda Vancouver foi o palco do primeiro mundial de clubes, nos parques Queen Elizabeth e na Grouse Mountain, um ski resort com vista pra cidade, simplesmente espetacular! O Brasil contou com jogadores novos no esporte, sofreu com o desgaste e nervosismo e a falta de experiência, porém todos conseguiram ganhar buracos contra jogadores Top Ranking de seus países.
Na fase preliminar, todas as nações se enfrentam com duelos de Match-play de 9 buracos. Num duelo Brasil x EUA, Thiago Crevatin sofreu contra Tim Skellenger, que levou os 9 buracos do Match play, porém foi decisivo no round de Doubles com Adriano, salvando buracos com putts e ótimos drives. Otávio e Samuel quase ganharam seus duelos, e apesar de ganhar diversos buracos, a experiência contou no final em favor dos Americanos. O Brasil conseguiu ganhar seu ponto num empate dramático no último buraco de Match Play entre Adriano Medola contra Kyle Martin, da Nova Zelândia, ponto muito celebrado por todos, inclusive de outros times
Na Montanha Grouse, o calor e a altitude foram um desafio a parte. Mario, Maelly, Otávio e Samuel foram para a batalha no único round de singles do campeonato. Campo dificílimo, calor do verão canadense não foi brincadeira, a Open Feminina Brasileira Maelly teve que se retirar do rodada para se hidratar. O jovem Samuel Bennett teve o melhor rendimento do Brasil, enquanto o jogador local canadense Bryan Freese bateu o recorde da montanha, com um round de 49, 2 arremessos acima de Manabu Kajiyama, melhor jogador japonês e top 10 do mundo. Desempenho tão espetacular que acabou lhe rendendo o título de Jogador Novato do ano de 2016 pela PDGA (Rookie of the Year 2016).
Ao final do campeonato, no Campeonato de Distância, Mário Duarte consegue um dos melhores drives de sua carreira, supera os 100m e leva o título mundial dos Masters de Distância.
No final, os Estados Unidos ficaram com o ouro, Nova Zelândia com a Prata e Japão com o Bronze. Não saímos de mão abanando, o Brasil e Nova Zelândia levaram o troféu Espírito do Jogo.
A camaradagem e espírito esportivo dos times, organização, voluntários e espectadores foi algo jamais visto e que sera lembrado por todos e o Time Brasil esta feliz de ter sido representado e agradece o apoio de todos que fizeram parte deste grande torneio que ficará pra história.
Lista dos Jogadores Brasileiros
- Adriano Reche Medola [Cap] – PDGA#: 60285
- Otavio Martins – PDGA#77629
- Samuel Bennett – PDGA#86056
- Thiago Crevatin – PDGA#81935
- Mario Duarte – PDGA#81923
- Maelly Garschagen Gava – PDGA#81945
Resultado do Torneio
Videos:
Notícias do Evento no site PDGA (em inglês):
